PT / EN

Áreas Temáticas

A chamada de comunicações, posters e workshops para a conferência está organizada pelas seguintes áreas:

DESIGN DE TIPOS DE LETRA

As formas, os processos e os contextos no design de tipos de letra (análises críticas, ou criações originais). O papel e a influência das tecnologias (analógicas ou digitais, de produção ou distribuição) nos tipos de letra atuais.

DESIGN GRÁFICO E EDITORIAL

Aplicações tipográficas relevantes na problemática da área do Design de Comunicação, do Branding, do Marketing, da Identidade Visual e Corporativa. O impacto na perceção das organizações, eventos ou indivíduos, através criação de projetos com base tipográfica. O papel da tipografia no desenvolvimento e na perceção de diferentes projetos editoriais, como livros, revistas e jornais.

MULTIMÉDIA E DISPOSITIVOS DIGITAIS

O papel da tipografia em meios de comunicação e entretenimento como websites em aplicações interativas online e offline, em contextos de mediação tecnológica como os dispositivos móveis, a televisão, cinema, ou os videojogos.

TIPOGRAFIA APLICADA AO PRODUTO

Aplicações tipográficas relevantes no âmbito do design de embalagens ou da identificação e divulgação de produtos.

TIPOGRAFIA NO ESPAÇO ARQUITECTÓNICO

Tipografia integrada no espaço arquitetónico e ambiental, tal como sinalização ou lettering de edifícios e/ou de espaços temporários, ou criação da comunicação de museologia, ou de exposições.

HISTÓRIA, CRÍTICA E ENSINO DA TIPOGRAFIA

A evolução das tecnologias e o impacto social que estas provocam na tipografia.
As mudanças de percepção sobre esta disciplina e as respectivas disciplinas associadas. E ainda a forma como a educação e o ensino tem desempenhado um papel de mudança, dependendo da época, do lugar e do contexto social.