Laura Meseguer é designer gráfica e designer de tipos de letra freelancer, com residência em Barcelona. Trabalha tanto em encomendas comerciais como em projetos pessoais, sendo especializada em design de livros e em todo o tipo de projectos tipográficos, desde lettering para monogramas e logótipos até fontes personalizadas.
Em 2003-2004, tirou um ano sabático para estudar design de tipos no curso de pós-graduação em Type Media na Royal Academy of Arts, em Haia, Holanda. Rumba, o tipo de letra que concebeu como parte deste curso, foi selecionado para o TDC TypeDesign Competition 2005 e recebeu o Prémio ATypI Letter.2 2011.
Através da sua própria fundição de tipos, Type-Ø-Tones, Laura Meseguer publica e promove o seu design tipográfico. E, para além do seu trabalho, encontra ainda tempo para ensinar design tipográfico no Mestrado em Tipografia Avançada na Eina Escola d’Art i Disseny e tipografia em Elisava. Dá, também, palestras e workshops um pouco por todo o mundo.
O seu trabalho tem tido destaque em várias publicações e exposições, tais como Graphic Design Now, produzido em 2011-2012. Foi premiada pela ADG-FAD (Associação de Diretores de arte e designers gráficos, Espanha). Em 2014, recebeu o prémio TDC (Type Design Competition) pela fonte Lalola, e um Certificado de Excelência ISTD pelo projeto das letras BCNMCR.
É autora da TypoMag, Tipografia em Revistas, publicado pela editora IndexBook e co-autora do livro "Cómo crear tipografías. Del boceto a la pantalla" (Como criar tipografias. Do esboço ao ecrã), publicado pela editora Tipo, em espanhol e traduzido para polaco e português. Em colaboração com a Fundació Comunicació Gráfica, foi curadora da exposição “Helvetica. Um novo tipo de letra?”. É membro da ATypI e membro do conselho da Fundació Comunicació Gráfica.
Se quiser saber mais sobre o seu trabalho, pode consultar as entrevistas: Unos Tipos duros, Creative Characters of Myfonts & Typeradio.
No momento Laura Meseguer está ocupada com o lançamentos de novas fontes e com o design da fonte Qandus Latina, que faz parte do projecto Typographic Matchmaking no Magrebe, mas continua sempre interessada em projetos freelance que envolvam as suas capacidades de desenho de lettering e de tipos de letra.
Marina Chaccur é formada em Design pela Fundação Armando Alvares Penteado, tem um MA em Design Gráfico pelo London College of Communication e um MA em Type and Media pela Koninklijke Academie van Beeldende Kunsten.
Leccionou em algumas dos principais cursos de Design em São Paulo e está continuamente envolvida em conferências, palestras, workshops e exposições em todo o mundo. Atualmente vive em Haia, onde trabalha no seu estúdio Marina Chaccur Designs e actua como membro do conselho da Association Typographique Internationale, ATypi.
Mário Feliciano (nascido em 1969) estudou design gráfico no IADE (Lisboa) até 1993.
Antes de terminar a sua licenciatura, começou a trabalhar como designer gráfico na revista Surf Portugal, onde permaneceria como diretor de arte, durante os sete anos seguintes. Em 1994, fundou o seu atelier de design (Secretonix) que produziu uma grande variedade de projectos, do design de editorial ao design corporativo. Depois de lhe ter sido encomendado um tipo de letra para a Adobe (chamado Strumpf) e após a publicação alguns dos seus primeiros trabalhos em outras fundições, em 2001, cria a Feliciano Type Foundry e começa a publicar os seus próprios projetos e a criar fontes personalizados para clientes em todo o mundo.
Mário Feliciano é membro da ATypI desde 1997 e, em 2006 foi o organizador local da conferência anual, realizada em Lisboa. É também membro da AGI (Alliance Graphique Internationale), desde 2009.
É autor de vários tipos de letra, tais como: Expresso (para o jornal Expresso), Sueca (para o jornal sueco Svenska Dagbladet), Majerit (para o jornal espanhol El País) e BesSans para o Banco Espírito Santo. As suas fontes tipográficas têm sido utilizados por uma grande variedade de clientes em todo o mundo, desde grandes companhias a famosas publicações internacionais, como Newsweek, The Sunday Times ou Elle Magazine. A sua fonte mais popular é a Flama, que é usada, numa versão personalizada, no Passaporte Português e no Cartão de Cidadão, em conjunto com outra fonte da sua autoria, Merlo.
Nos últimos anos, Mário Feliciano tem vindo a trabalhar na expansão da biblioteca FTF e dado consultoria tipográfica.
Jorge Silva nasceu em 1958, em Lisboa. É um designer de comunicação dedicado essencialmente ao design editorial e à direção de arte de publicações. Foi diretor de arte dos jornais Combate, O Independente, e dos suplementos que desenhou para o jornal Público, Y e Mil Folhas. Jorge Silva tem dezenas de prémios da SND americana pelo seu trabalho de direção de arte nestes dois jornais. Dirigiu várias revistas, como a 20 Anos, Ícon, LER e a LX Metrópole, da Parque Expo. Esta última originou, em 2001, a criação do ateliê silvadesigners, que se tem dedicado ao branding cultural, sobretudo relacionado com a vida cultural lisboeta. Neste contexto, faz a direção de arte das revistas Agenda Cultural de Lisboa, XXI e Blimunda. Durante três anos ocupou as funções de diretor de arte do Grupo Editorial Leya e, desde o início de 2015, é consultor artístico da INCM. Nos últimos anos tem lecionado Direção de Arte em mestrados da faculdade de Belas Artes do Porto e tem-se dedicado à investigação e curadoria nas áreas do design e ilustração. É responsável pelo conceito e edição da Coleção D, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda sobre designers históricos e contemporâneos portugueses. Criou o blogue Almanaque Silva, onde conta histórias da ilustração portuguesa. Jorge Silva é membro da AGI – Alliance Graphique Internationale, desde 2012.
Manuel Sesma (1970), residente em Madrid, é professor, investigador, tradutor e editor especializado em tipografia. Tem um doutoramento com distinção em Belas-Artes na Universidade de Barcelona, com uma dissertação orientada por Raquel Pelta, sobre o movimento francês Graphie Latine.
Depois de começar a sua carreira como fotógrafo e designer gráfico, desenvolveu uma extensa carreira como professor em diversos estabelecimentos de ensino superior, em escolas públicas e privadas em Espanha.
Actualmente trabalha como professor no departamento de Design e Imagem na Universidad Complutense de Madrid e em diversas escolas privadas em Espanha.
Articula a profissão de professor com a actividade na “Tipo e”, editora que dirige em parceria com Elena Veguillas, dedicada a livros relacionados com o contexto tipográfico latino.
O seu trabalho de investigação inclui numerosos artigos, papers e conferências. É autor do livro “Tipografismo” (publicado por Paidós, 2004).
É membro do colectivo espanhol tipográfico Lletraferits e da Association Typographique Internationale (ATypI).